Num duelo entre os vice-campeões de Portugal e Bélgica, o Sporting empatou diante do Union Saint-Gilloise (1-1), no primeiro jogo dos leões integrado no estágio que estão a realizar no Algarve.
Após cinco partidas sem que os adeptos pudessem ver o 'novo' Sporting, eis que os comandados de Rúben Amorim tiveram o primeiro jogo perante as câmaras televisivas, ainda que de novo à porta fechada. Os verde e brancos não estiveram em bom plano na primeira parte, com ascendente desde início, mas acabaram por cair de produção no segundo tempo, algo que é natural nesta altura da pré-época e num jogo em que não estiveram muitos dos principais titulares da última temporada.
Para defrontar os vice-campeões da Bélgica, Ruben Amorim optou por uma equipa recheada de jovens formados na Academia de Alcochete, alguns deles ainda sem presença confirmada no plantel principal, mas que foram quem deu mais nas vistas nesta partida. O onze incluiu três reforços: o guarda-redes Franco Israel e os médios Morita e Fatawu. Já o esquema tático escolhido por Rúben Amorim assentou no já habitual 3x4x3.
Após um início equilibrado da partida, que coincidiu com o golo dos leões, a partida serenou e as oportunidades escassearam. No regresso do intervalo, o St. Gilloise, que se encontra numa fase mais adiantada da pré-época fez valer o estatuto de vice-campeão da Bélgica e soube capitalizar o cansaço evidente do clube de Alvalade para conseguir crescer e alcançar o empate.
Para a parte final do encontro, Rúben Amorim lançou o reforço Rochinha, que tentou usar a sua velocidade para quebrar a defensiva adversária, embora sem grandes efeitos práticos.
Com grande parte do plantel a manter-se da última época para a que está prestes a iniciar, os olhos dos adeptos deslocaram-se para aqueles que estão em estreia no clube de Alvalade. Falamos não só dos reforços, mas também de alguns jovens jogadores que Rúben Amorim decidiu levar para o sul do país.