• FC Porto e Famalicão lutam por juntar-se ao Sp. Braga na final da Taça
  • Iniciado por Rock
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
  • Rock
  • Presidente
  • *****

    • 1166

    • Setembro 12, 2023, 10:12:16
  • mais
Na primeira mão, os 'azuis e brancos' venceram em Vila Nova de Famalicão, com golos dos espanhóis Marcano (16 minutos), que se tornou o defesa mais goleador do FC Porto, e Toni Martínez (63), com Alexandre Penetra (36) ainda a empatar para os famalicenses.


Detentor do troféu, o FC Porto tenta na quinta-feira, às 20:30, no Estádio do Dragão, chegar à 33.ª final da Taça de Portugal do seu historial, frente a uma equipa que, estando pela terceira vez numa meia-final, procura marcar presença no Jamor pela primeira vez.

Os portistas aumentaram, assim, ainda mais o seu favoritismo para chegar à final, na qual já estão os bracarenses, que afastaram o Nacional, da II Liga, com um triunfo por 5-0 no Funchal e um empate 2-2 em casa.

Para este encontro, o treinador dos 'dragões', Sérgio Conceição, não poderá contar com Marcano, que foi expulso na difícil vitória sobre o Boavista (1-0), na 30.ª jornada da I Liga, que permitiu ao FC Porto manter-se a quatro pontos do líder Benfica.

Esta vai ser a sexta vez que as duas equipas se encontram na Taça de Portugal - a primeira nas meias-finais -, com o FC Porto a procurar a quinta qualificação para a fase seguinte, sendo que apenas uma vez teve de fazer trabalho 'extra', quando teve necessidade de recorrer a prolongamento, na quarta eliminatória de 1998/99.

Os 'dragões' chegaram três vezes à final nas últimas quatro temporadas e, em 2021/22, conquistaram pela 18.ª vez a Taça de Portugal.

O Famalicão, que vem de uma derrota em casa do Sporting (3-2), foi a única equipa a conseguir marcar um golo aos 'azuis e brancos' nesta edição da Taça de Portugal, depois das vitórias dos 'dragões' sobre o Arouca (4-0), da I Liga, o Mafra (3-0), o Académico de Viseu (1-0), ambos da II Liga, e o Anadia (6-0), da Liga 3.

O conjunto de Vila Nova de Famalicão não tinha encontrado qualquer equipa primodivisionária até ao momento, embora tenha jogado com três equipas da II Liga, nomeadamente Trofense (1-0), BSAD (4-1) e Leixões (2-1, após prolongamento), tendo ainda afastado o Dumiense (4-1), do Campeonato de Portugal.



   Partilhar